Você Cuida da Sua Saúde Mental?
top of page

Você Cuida da Sua Saúde Mental?

Atualizado: 27 de out. de 2022


Estamos iniciando o ano com a campanha Janeiro - Mês da Saúde Mental.


Você tem ouvido bastante sobre isso nos últimos tempos, não é mesmo? Pessoas ilustres estão constantemente falando que vão dar um tempo em suas carreiras para cuidarem de suas mentes. Veja o @felipeneto ,a @simonebiles, o @essemenino pessoas com milhões de seguidores que têm suas vidas patrocinadas pelo trabalho na internet, que tem luxos e nem estão escolhendo os boletos e ainda assim possuem depressão, ansiedade e outros diagnósticos.


É preciso entender algumas coisas importantes quando falamos da necessidade de cuidar da nossa mente.


1º A NOSSA MENTE TEM A FUNCÃO DE REGER O NOSSO CORPO


Nas grandes descobertas do último século, o poder da mente foi uma das mais espetaculares e interessantes para a melhora da qualidade de vida das pessoas. A mente tem um poder impressionante e é inutilizado por grande parte da população. Especialistas dizem que normalmente usamos apenas 10% do seu poder. Dentre todas as funções que ela tem, parte dali o poder de organizar o seu corpo biológico. Ou seja, se você esta com sua mente saudável, provavelmente seu corpo também estará.


A conta é fácil de entender. Se eu estou feliz, escolho coisas que me farão mais feliz. Se estou saudável, escolherei alimentos mais saudáveis. Não existe a possibilidade de uma pessoa feliz tomar um copo de veneno. Por isso, de um tempo para cá, você tem visto cada vez mais professores de educação física falando que eles cuidam da mente e do corpo. Esse olhar holístico e sistêmico para o corpo muda toda a forma de se conduzir a vida.


2º A NOSSA MENTE REAGE A NOSSAS ESCOLHAS


Dificilmente uma pessoa toma uma decisão baseada em argumentos aleatórios. Essa visão de impulsividade é muito superficial. Nossa mente possui uma função subconsciente que ali está registrado tudo o que já vivemos desde a vida intrauterina até o dia de hoje. Analogamente falando, é como se fosse um grande banco de dados de um computador, e quando precisamos tomar uma decisão você acessa essas informações de forma super rápida e decide.


Agora, entendendo isso, te pergunto. Esse seu banco de dados está organizado? Ele realmente registrou tudo o que te aconteceu de forma correta? O que você toma como verdade realmente foi a verdade maior? Quando falamos de saúde mental, precisamos de falar sobre organização interna do que está dentro de nós, de nossa história, dos acontecimentos.


Lembro da @juliette que ao sair do BBB 21 respondia que ia pensar para todas as propostas que recebia, a única que ela disse que sim logo de cara foi a de participar de um clip do Luan Santana e mesmo assim depois de organizar sua mente ela mudou de opinião e viu que não era o melhor. A @manugavassi também, ao sair da casa no ano anterior ficou vários dias sem postar nada para se organizar internamente. Observe agora como essas duas pessoas estão em suas carreiras e observe os outros. Veja como faz uma diferença esse momento de cuidado da saúde mental.


3º A NOSSA MENTE REGE AS NOSSAS RELAÇÕES PESSOAIS



Como você seleciona seus amigos? Porque eles são especiais para você? O que vocês fazem e como se relacionam quando estão juntos?


A sua mente organiza a sua forma de se relacionar e de sentir amor. Quando adoecidos ficamos em relacionamentos abusivos, utilitários ou até unilaterais. A internet vive nos confundindo sobre esse tipo de relação. O like não é amor necessariamente e ter plateia numa live não é o mesmo que encontrar seus amigos para almoçar. A vida virtual nos faz dar muito de nós para as pessoas que estão longe. Entretanto, algumas coisas só um abraço pode resolver. Tirar um tempo para se desconectar ou mesmo para estar com pessoas muito queridas que você não tem tempo é essencial para a vida no mundo moderno.


Outra coisa importante quando se fala de relacionamento é que podemos estar presos em padrões estabelecidos pela nossa mente. A mente tem o poder de atrair o que está programado em seu interior e, por vezes, não são coisas tão positivas assim. Cuidar da saúde mental também é revisitar algumas relações e, em outros casos, por fim em alguns relacionamentos.


Eu poderia aqui escrever um livro sobre saúde mental, é um tema vasto. Então, para melhor compreender vamos a algumas definições. O que significa ter saúde? Segundo o dicionário é “um estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital''. Ou “estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar.”


Saúde mental é esse estado psíquico que traz paz e harmonia para você mesmo e para os que estão ao seu redor. Uma pessoa adoecida psicologicamente tende a propagar seu estado de humor no lugar que está. Querem que todos sintam o que está sentindo, e se no caso for dor, pronto, o caos está instalado.


Cuidar da saúde mental é uma atividade importante para ti e para os que te rodeiam. Você pode ler um livro, tirar dias de silêncio, ir a terapia ou até ficar no ócio. Entrar no seu mundo interior e olhar para dentro. Não é vergonhoso pedir isso para a sua família ou para seu chefe. Veja os artistas já citados, nenhum deles teve vergonha por tomar essa decisão. Cuidar de você é o primeiro passo para cuidar do outro.


O que te recomendo para cuidar da saúde mental é silêncio, solidão e terapia. ;)


Cuide da sua mente! Bora para 2022 com mais equilíbrio interior.





36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page